Quem Somos

A Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Algarve traduz-se num sistema de negociação e contratualização centralizado, que possui as seguintes vantagens:

  1. Celebração de acordos quadros, através dos quais a central de compras, mediante concursos, seleciona fornecedores e fixa os termos das relações contratuais a estabelecer individualmente por cada um dos Municípios, como por exemplo preços máximos ou mínimos, prazos de pagamento, prazos de entrega e garantias, entre outros;
  2. O recurso, pelos municípios, aos acordos quadro celebrados pela Central de compras é facultativo;
  3. Permite aos municípios o recurso ao ajuste direto para adquirir bens e serviços às empresas previamente selecionadas no acordo quadro;
  4. Dentro dos parâmetros fixados no acordo quadro, ainda é possível aos municípios negociarem com os fornecedores condições mais vantajosas. 

A Central de Compras da AMAL abrange todos os Municípios do Algarve.

Além das entidades referidas, podem integrar a Central de Compras da AMAL outras entidades que se encontrem submetidas ao Código dos Contratos Públicos, nomeadamente, serviços municipalizados e entidades que integrem o setor empresarial local, mediante a aprovação do órgão executivo da Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Princípios Orientadores

  1. Segregação das funções de contratação, de compras e de pagamentos; 
  2. Utilização de ferramentas de compras eletrónicas com funcionalidades de catálogos eletrónicos e de encomenda automatizada; 
  3. Adoção de práticas aquisitivas por via eletrónica baseadas na ação de negociação, com vista à redução de custos; 
  4. Preferência pela aquisição dos bens e serviços que promovam a proteção do ambiente e outros interesses constitucionalmente protegidos;
  5. Promoção da concorrência;
  6. Garantia de plena autonomia dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Algarve.